

Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315
(48) 3237-4022 / 3237-3315
vendas@grupotropical.net
Hierarquia dos Artigos |
Início dos Artigos » Blog Tropical » Estruturas de Madeira na Construção Civil |
Estruturas de Madeira na Construção Civil |
As árvores podem ser divididas em 2 grandes grupos: as endógenas e exógenas. As endógenas são as árvores cujo crescimento diametral ocorre de dentro para fora, sendo a parte mais externa a mais antiga e mais endurecida, como por exemplo as palmeiras, bambus, dentre outras. As exógenas são as árvores cujo crescimento diametral ocorre de fora para dentro, pela superposição de novas camadas. (1) As árvores exógenas são classificadas ainda em dois subgrupos, devido às diferenças anatômicas que existem entre elas:
No Brasil, a grande maioria das construções em madeira se resumem ao telhado (armação), assoalhos em algumas residências e algumas construções simples (quiosques, casebres, etc). Diferindo-se consideravelmente de alguns países como os Estados Unidos, Alemanha, Suíça, dentre outros. Isto se deve a um ainda existente preconceito em relação ao emprego da madeira, creditado ao desconhecimento do material e à falta de projetos específicos e bem elaborados. As construções em madeira geralmente são idealizadas por pessoas sem um conhecimento técnico, como carpinteiros, pedreiros, que não são preparados para projetar, mas apenas para executar. (2) Uma grande preocupação são as questões ambientais, pensa-se erroneamente que o uso da madeira por si só destrói as florestas, o uso desenfreado por pessoas que apenas visam o lucro contribuem para formar esse pensamento na maioria da população, contudo esquecem-se que as florestas são renováveis e quando realizada de uma forma sustentável e com responsabilidade ambiental não acarreta danos irreversíveis ao equilíbrio do ecossistema.
Dependendo do tipo do material, técnica e sistema construtivo do projeto, podem ocorrer inúmeras deteriorações numa edificação. Nos telhados por exemplo, as principais têm origem nas goteiras, quer por percolação nas telhas mal cozidas, quer por infiltração em cumeeiras, beirais e transbordamento nas bicas estreitas (4), logo se faz necessário uma execução correta aliado a um estudo específico e técnico com o objetivo de detalhar qual tipo de madeira deve ser realizado no projeto, de acordo com o clima da região onde o projeto será executado, com o processo de secagem correto, o tratamento contra ações biológicas, a seleção do lote sem defeitos aparentes, a preocupação com o nível de umidade, o transporte e o armazenamento, logo se faz consideravelmente necessário uma atenção ao pré-projeto, contrariando-se a muitas práticas das construções realizadas por pessoas despreparadas. Devem ser realizadas periodicamente inspeções que busquem indícios de má conservação dos elementos de madeira, frequentemente assolados por deformações acentuadas ou sintomas diversos associados a umidificação frequente ou contínua dos materiais da construção. (5), afim de se permitir uma proteção preventiva.
https://www.infoescola.com/engenharia-civil/estruturas-de-madeira/ |
· Enviado por admin
em 02/01/2018 22:11
Em Blog Tropical · 453 Leituras ·
![]() |
Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2019. CNPJ: 08.793.763/0001-49
Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315
site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.