Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » QUAL A MELHOR MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS?
QUAL A MELHOR MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS?

/images/articles/casa-madeira-300x225.gifDesde o charme e beleza, até a funcionalidade, existem tipos de madeiras para todos os gostos. Espécies e tipos diversos são o que não faltam. Contudo, esse material requer alguns cuidados, para não ser mal utilizado e se mantenha, sempre, em perfeito estado de conservação.

Comecemos pelas madeiras nobres disponíveis no mercado, como a maçaranduba, o ipê, jatobá, aro eire e tantas outras. Se a sua intenção for encontrá-las por um preço abaixo do pedido, uma boa alternativa é optar pelo uso de eucalipto, que é reflorestado, mas que conserva seu status de material nobre, em função do tratamento que recebe, que retira o cupim e enrijece a madeira.

Escolhido o tipo de madeira que será utilizado, é hora de pensar na estrutura da casa. A madeira pode ser aplicada em paredes e telhados, nos acabamentos da casa, em forma de forros, pisos, em portas e janelas, etc… Uma ressalva, para quem pensa em construir a casa inteira em madeira: com o tempo, esse material tende a apodrecer e comprometer a estrutura da casa, uma vez que funciona como esponja, absorvendo grande parte da água que circular por áreas molhadas. Além disso, o cupim também representa ameaça à quem deseja construir sua casa toda em madeira. Para evitar que esses parasitas acabem com sua paredes, portas e afins, é preciso realizar um tratamento químico de solo, ao redor de toda a casa, o que garante uma média de cinco anos sem qualquer incômodo com o bichinho. Se a madeira, antes da aquisição, apresentar aspectos úmidos, evite sua compra. Isso é sinal de que ela não passou por um processo de secagem, o que acarretaria no aparecimento dos problemas, relacionados com a água, citados acima.

Falando em cuidados na aquisição de madeiras, lembramos que existem madeiras para cada tipo de necessidade. A maçaranduba, a itaúba e a jatobá, por exemplo, são mais destinadas às estruturas da casa, devido a sua alta resistência. Para os móveis, o pau-ferro é o ideal, por possuir cor profundamente escura. Já a peroba-rosa é a mais indicada para a construção de telhados. O ipê também e muito prático e recomendado, na construção de uma casa, sendo que o amarelo pode ser utilizado na fabricação de portas, janelas e escadas, enquanto o roxo é mais usado para pisos, paredes, móveis e estruturas.

Com tanta madeira, numa casa só, outra questão que, com certeza, permeará sua cabeça, será: “como manter meus cômodos limpos e com aspecto bonito e vivo (que esse material confere)?” Bom, a resposta não é simples, mesmo que sua solução não seja. Para manter a madeira de sua casa, esteja ela nos móveis, nas paredes ou nas portas, sempre limpas e reluzentes, o segredo é utilizar um bom verniz naval. Principalmente, se sua parede for alvo, fácil, da luz solar ou de chuvas. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado e a impermeabilização deve ser feita todos os anos. Em situações normais, uma impermeabilização, a cada dois anos, já é o bastante.

Com tantas dicas e precauções à tomar, o importante é, sempre, ter em mente que a madeira utilizada na construção de sua casa, de seus móveis ou de qualquer utensílio presente nela, irá permanecer lá, para sempre. Deixá-la sem cuidados ou aos cuidados de quem não sabe o que está fazendo, significa deixar sua casa abandonada. Portanto, escolha, bem, qual madeira se adequa ao seu projeto e mãos à obra!

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.