Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Usar verniz ou stain para proteger madeiras? Veja qual o melhor!
Usar verniz ou stain para proteger madeiras? Veja qual o melhor!

http://www.usinspect.com/sites/default/files/styles/asset_image_full/public/assets/images/deck_maintenance_shutterstock_147131234.jpg?itok=-wmHsurN

 

A madeira é um material muito versátil, que é empregada para construção de estruturas e móveis variados, tanto para uso interno como externo. Como exemplo temos cadeiras e mesas, que podem fazer parte de nossa sala de jantar, e também decks e vigas de sustentação, que ficam no quintal ou mesmo na varanda de nossas casas.

Mas para que cada um destes itens tenha maior durabilidade é importante que sobre as peças de madeira seja aplicado verniz ou stain, que tem como principais características proteger a madeira ao longo dos anos, e também dar um acabamento especial para cada peça.

O uso destes produtos é recomendado em especial para madeira que fica exposta aos efeitos do tempo, e que desta forma acaba sofrendo mais desgaste do que aquela utilizada nos móveis dentro de casa.

Por isso é importante conhecer as características de cada produto, e ver qual a melhor forma de aplicar cada um deles na madeira, para garantir a proteção e durabilidade ideal aí em sua casa.
Diferença entre verniz e impregnante stain

1. Verniz

O verniz é uma película de acabamento, que é muito utilizada para proteger diversas superfícies e dentre elas a madeira, contra os efeitos de exposição ao tempo e também para garantir brilho à peça. Ele é vendido em várias marcas, e possui modelos que repelem a água, e ainda são resistentes aos raios solares e fungos.

Quando o verniz é aplicado na madeira, forma sobre ela uma película protetora, que recobre os poros e consegue realçar os veios naturais da madeira.

2. Stain

Já o stain é um impregnante utilizado exclusivamente para proteção de objetos feitos com madeira, e que garante maior durabilidade e longevidade a madeira.

Sua aplicação forma uma película muito mais fina do que o verniz, que não racha e nem fica com bolhas durante sua utilização. E sua estrutura penetra de forma mais eficiente nos poros da madeira, o que ajuda a realçar o visual da peça, independente de sua coloração natural.

E devido a estas características o stain protege a madeira de forma mais eficiente e duradoura contra os raios do sol, umidade e o aparecimento de fungos.
Aplicação de verniz ou stain para proteger madeiras

Procedimentos para aplicar o verniz:

1. Lixar bem a madeira

Para aplicar o verniz ou stain em superfícies de madeira, o primeiro passo é lixar a madeira para retirada de farpas ou tintas gastas, e limpar em seguida. Com a peça limpa basta aplicar o verniz ou stain conforme as instruções do fabricante, que vêm descritas na embalagem do produto.

2. Use o sentido dos veios

Esta aplicação deve ser feita no sentido dos veios da madeira, e deve ser respeitado o tempo de secagem para aplicação de outras demãos do produto. Vale lembrar que este tempo pode chegar a 24 horas, dependendo das especificações do produto.

3. Respeite os tempos de secagem

Caso a madeira vá receber camadas de tinta, esta deve ser aplicada antes do verniz ou stain, respeitando-se os tempos de secagem e instruções de aplicação do fabricante, para somente depois você aplicar o verniz ou stain protetor.

4. Duração do verniz

E vale lembrar que o produto deve ser reaplicado em um prazo médio entre 1 a 2 anos, de acordo com a exposição da madeira ao sol, umidade e outras intempéries.


http://www.vaicomtudo.com/usar-verniz-ou-stain-para-proteger-madeiras-veja-qual-o-melhor.html

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.