Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Piso de madeira – acabamento perfeito e brilho duradouro!
Piso de madeira – acabamento perfeito e brilho duradouro!

https://www.lwsite.com.br/uploads/widget_image/image/584/250/584250/decoracao-em-curitiba-jardins-arquitetos-engenheiros-construtoras-assoalhos-pisos-de-madeira-piso-de-demoli__o.jpg

Piso de madeira …

 

Após a instalação do piso, durante o processo de acomodação da madeira é importante protegê-lo da incidência do sol e umidade.

 

A limpeza no piso deverá ser feita apenas com vassoura de pelo macio ou aspirador de pó.

 

Cuidado com produtos derramados sobre o piso (solventes, tintas, massas de cimento, gorduras, ou manchadores em geral ) que a madeira poderá absorver.

 

Pintura do Piso ou Assoalho

 

Durante a fase de pintura procure proteger os rodapés com fita para não manchá-los.


O piso deve ser coberto com lona ou papelão ondulado.

 

Preencher o vão entre as paredes e os rodapés com massa corrida ou gesso. Esta fresta geralmente ocorre pelo desnivelamento da parede.

 

O ideal na fase de pintura é deixar que a ultima demão de tinta seja aplicada após a aplicação da resina a fim de corrigir qualquer problema.

 

Resinas para pisos de madeira

 

As resinas para proteção do piso de madeira tem a finalidade de protegê-los e embelezá-los.


Devem ser resistentes a abrasão, transparentes; para realçar o seu aspecto natural e elásticas; para acompanhar suas movimentações normais.

 

Uma resina aplicada sobre o piso tem boa durabilidade e resistência ao longo de vários anos.

 

O intervalo entre uma aplicação e outra pode variar dependendo da finalidade de uso, manutenção adequada, intensidade do tráfego de pessoas, incidência de umidade ou insolação que os mesmos venham a ser submetidos ao longo de sua vida útil.

 

Lixar várias vezes antes de aplicar a resina

 

Para a aplicação de qualquer tipo de resina sobre o piso, procedemos com várias etapas de lixas até atingirmos um polimento satisfatório.
Durante esta fase, as juntas das tábuas serão limpas e calafetadas com massa apropriada para madeira.

 

Afim de atingir o polimento ideal deve ser feita uma limpeza rigorosa em todo local, não desprezando os outros cômodos que não terão aplicação.
Vale a pena salientar que para um bom desempenho no polimento e na aplicação o local deverá estar completamente liberado para o serviço, o ambiente desimpedido de objetos e outros utensílios.

 

As janelas e portas já instaladas e sem trânsito de pessoas ou outros profissionais no local, iluminação em ordem etc.
É sempre bom lembrar que um bom pintor trabalha na parede, e um bom aplicador trabalha no piso.

 

Aplicação da resina na madeira

 

Quando partimos para a aplicação devemos observar que por se tratar de resina, a umidade relativa do ar influenciará na secagem do produto.


Nas épocas mais frias do ano ou nas regiões com clima úmido, inicie a aplicação no período mais quente do dia, criando assim, uma condição satisfatória para a secagem do produto.

 

Mesmo com todos os recursos disponíveis no mercado, é aconselhável a utilização de rolo ou trincha pois, o trabalho com compressores e pistolas de ar comprimido pulverizariam todo o ambiente.

 

A limpeza para a retirada de resíduos de pó ocorridos durante o processo de polimento é minuciosa.


Mesmo assim, ficam suspensas no ar partículas que cairão sobre a área de aplicação.

 

Fica praticamente impossível não encontrarmos vestígios de pequenas partículas no último filme de aplicação que com o tempo tendem a desaparecer.

 

Mesmo depois de seco, deve-se tomar cuidado com o trânsito intenso sobre a área do piso pois ainda estará em processo de cura.

 

Após a aplicação de resina:

 

A resina utilizada na aplicação foi desenvolvida para se pisar e tem uma certa vida útil. Estas recomendações serão importantes para aumentar a durabilidade ao longo dos anos.

 

A limpeza ideal para pisos de madeira resinada deve ser feita com aspirador de pó ou na falta deste, vassoura de pelos (cerdas naturais) ou um pano macio e seco.

 

Sujeiras mais persistentes deverão ser removidas com flanela, ligeiramente umedecida em água limpa e sabão neutro de maneira localizada.

 

Evite alguns produtos para limpeza de assoalhos e tacos à venda nos supermercados que trazem instruções para que dilua uma pequena dose do produto em um balde com água para aplicação em todo piso.

 

A quantidade de água que a madeira absorverá é muito grande e pode provocar reações principalmente se a rotina de limpeza for freqüente.

 

Nunca limpe um piso resinado com palha de aço, detergentes químicos ou solventes. O uso contínuo desses produtos retirará a camada protetora de resina.

 

Os fatores de umidade e calor são os principais responsáveis pelos empenamentos e variações nas dimensões das juntas e ressecamento em pisos e produtos de madeira de modo geral.


Por isso nunca lave o piso de madeira com água corrente ou pano molhado, nem exponha o piso à insolação direta, utilize cortinas ou persianas como medida de proteção.

 

Em casos de apartamentos e casas que permanecerão fechadas por muito tempo antes da mudança do morador, proteja as janelas e portas contra insolação excessiva (papel pardo ou jornal colado nos vidros), e mantenha a residência arejada (ventilada) através de alguma janela aberta, longe da área de piso de madeira.


Ex.: janela da cozinha, lavanderia ou banheiro. A ausência de troca de umidade no ambiente pode acarretar uma condição nociva para a durabilidade do piso.

 

Lembre-se qualquer líquido derramado deverá ser enxugado imediatamente.

 

Quanto maior o cuidado com a manutenção, maior será a durabilidade do produto, bem como de seu acabamento.

 

Cuidado com vasos de plantas colocados diretamente sobre o piso pois ao regá-los, poderá ocorrer o transbordamento ou infiltrações de água danificando o local.

 

http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pisos-instalacao/

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.