Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Qual prego ou parafuso utilizar para instalações em madeira e no telhad
Qual prego ou parafuso utilizar para instalações em madeira e no telhad

http://www.zemad.com.br/wp-content/uploads/2015/02/prego_e_parafuso_madeira_e_telhado.jpg

 

Para a maioria dos projetos de reparos são necessários fixadores, pregos e parafusos. E há muitos de cada tipo para se escolher! A seguir estão alguns dos tipos mais comuns de pregos e parafusos e conselhos sobre como selecionar o mais apropriado.

 
Pregos

 

A maneira mais fácil de fixar duas peças de madeira juntas é com pregos. Eles são fabricados em várias formas, tamanhos e metais para fazer quase qualquer tipo de fixação. Em geral, os pregos são feitos de aço, mas também existem de outros tipos – alumínio, latão, níquel, bronze, cobre e aço inoxidável – para uso quando pode haver corrosão. Além disso, os pregos são fabricados com uma cobertura de proteção – galvanizados, tinta ou amianto para prevenir a ferrugem e aumentar seu poder de prender os materiais.

 

Pregos comuns: usados em serviços de construção média, esse tipo de prego tem uma cabeça grossa e pode ser cravado em materiais duros. Os pregos comuns são feitos de arame e cortados no comprimento adequado e são encontrados em diversos tamanhos.

 

Pregos pequenos: mais leves e menores em diâmetro do que os pregos comuns, esses pregos são projetados para construção leve e uso doméstico.

 

Pregos para acabamento: são pregos mais leves do que os pregos comuns e têm uma cabeça pequena (pregos sem cabeça). Geralmente, são usados quando não se quer que a cabeça fique aparecendo.

 

Pregos para telhado: normalmente galvanizados, esses pregos (pregos telheiros) têm uma cabeça muito maior do que as dos pregos comuns. Isso ajuda a evitar danos ao material da cobertura.

 

Pregos para alvenaria: existem três tipos de pregos para alvenaria projetados para uso em concreto e bloco de concreto: redondo, quadrado e estriado. Os pregos de alvenaria não devem ser usados onde é necessária muita força. Em tijolo, pedra ou concreto reforçado, devem-se usar parafusos de rosca soberba.

 

Fixadores ondulados: usados em juntas onde o esforço não é importante. Os fixadores são colocados em ângulos retos com a junta.

 

Parafusos

 

Parafusos para madeira: Esses parafusos são geralmente feitos de aço, embora parafusos de latão, níquel, bronze e cobre e devem ser usados se houver perigo de corrosão.

 

Parafusos de rosca soberba para chapas de metal: Use esse tipo de parafusos para unir peças de metal. Eles formam roscas no metal quando são instalados. Existem diversos tipos: os parafusos com ponta de cabeça cônica achatada têm rosca larga; são encontrados em bitolas de 4 a 14 e em comprimentos de 1/4 a 2 polegadas. Esses parafusos são usados em folhas leves de metal. Parafusos sem ponta de cabeça cônica achatada são usados para folhas de metal mais pesadas; são encontrados em bitolas de 4 a 14 e comprimentos de 1/4 de polegada a 2 polegadas. Os dois tipos de parafusos de cabeça cônica achatada são encontrados tanto com fenda comum como Phillips.

 

Parafusos de rosca soberba de cabeça redonda: Esses parafusos parcialmente auto-roscantes têm uma rosca mais fina e podem ser usados em metais macios ou duros. São encontrados em diâmetros de 3/16 a 1/4 de polegada. Os parafusos de cabeça redonda auto-roscantes são usados para trabalhos pesados com chapas grossas de metal e são encontrados em diâmetros de 1/4 de polegada a 2 polegadas e em comprimentos de1/8 a 3/4 de polegada. Os dois tipos de parafusos de cabeça redonda são encontrados tanto com fenda comum como Phillips.

 

Parafusos para máquina: Esses parafusos para máquina não têm ponta e são usados para unir peças de metal. São normalmente feitos de aço ou latão. Como outros fixadores, eles também são feitos com banho de proteção – latão, cobre, níquel, zinco, cádmio e galvanizados – que ajudam a prevenir a ferrugem. Os parafusos de máquina são fabricados com um dos quatro tipos básicos de cabeça – chata, oval, redonda e cilíndrica – e com fendas comum ou Phillips. São normalmente encontrados nas bitolas 2 a 12 e diâmetros de 1/4 de polegada a 1/2 polegada e em comprimentos de 1/4 de polegada a 3 polegadas.

 

Parafuso sextavado: Para trabalho leve podem ser usadas buchas de chumbo, plástico ou fibra para fixar os parafusos. Mas para trabalhos maiores e maior firmeza, são usados parafusos sextavados e buchas de expansão de chumbo. Parafusos sextavados são fixadores muito resistentes. São apertados com uma chave de boca e são usados principalmente em alvenaria ou estrutura de madeira. As buchas são inseridas na alvenaria em buracos feitos por brocas e os parafusos são fixados firmemente nessas buchas.

 

Parafusos franceses: São usados principalmente na fabricação de móveis. Eles têm uma cabeça redonda com um colar quadrado e são fixados no lugar com uma porca e uma chave de fenda. O colar prende-se à madeira evitando que o parafuso gire quando a porca é apertada. Os parafusos franceses têm rosca larga e são encontrados em diâmetros de 3/16 a 3/4 de polegada e comprimentos de 1/2 polegada a 10 polegadas.

 

Parafusos de fogão: Esses parafusos não são só para fogões; eles são bastante versáteis e podem ser usados para quase todos os serviços. Eles podem ser encontrados em muitos tamanhos, têm uma cabeça com fenda: chata, oval ou redonda, como os parafusos de rosca soberba – e são colocados com uma chave de fenda ou apertados com uma porca e chave de boca. A maioria dos parafusos de fogão tem rosca por inteiro, mas os maiores podem ter o corpo liso próximo à cabeça. Eles têm rosca larga e são encontrados em diâmetros de 5/32 a 1/2 polegada e comprimentos de 3/8 de polegada a 6 polegadas.

 

Parafusos de máquina: Esses parafusos têm a cabeça quadrada ou hexagonal e são fixados com uma chave de boca com porcas quadradas ou hexagonais. Eles são fabricados em tamanhos muito grandes; o diâmetro do parafuso aumenta com o comprimento. Têm rosca larga ou fina e são encontrados com diâmetros de 1/4 de polegada a 2 polegadas e comprimentos de 1/4 de polegada a 30 polegadas.

 

Parafusos de alvenaria e buchas: Esses trabalham com o mesmo princípio do parafuso sextavado; uma bucha de plástico colocada no furo se expande quando o parafuso é apertado.

 

http://www.zemad.com.br/qual-prego-ou-parafuso-utilizar-em-instalacoes-em-madeira-e-no-telhado/

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.