Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Diferença entre MDP, MDF e Compensado
Diferença entre MDP, MDF e Compensado

http://www.zemad.com.br/wp-content/uploads/2016/06/diferenca-mdf-mdp.jpg

 

Atualmente é possível encontrar diversas opções de painéis de madeira, entre os mais conhecidos e mais utilizados estão os: MDF, MDP e os Compensados. Apesar de serem muito utilizados, a maioria das pessoas não conhecem as diferenças entre os tipos de placas mencionados e muito menos a aplicação de cada um.

 

O consumidor, independente de seu status social, busca sempre uma melhor solução para suas necessidades, ainda mais quando busca algum outro móvel para sua residência. Geralmente o consumidor procura algo que seja barato e que cumpra com o investimento e necessidade. E é por essa razão que a Zemad Madeiras decidiu disponibilizar esse artigo para o cliente conhecer um pouco mais a respeito sobre as vantagens e desvantagens de cada painel de madeira.

 

Medium Density Particleboard ou como é mais conhecida, MDP é um painel de madeira preparada industrialmente como o MDF e o Compensado. Sua utilização é mais comum na indústria moveleira com fins comerciais ou industriais de linhas retas, formas orgânicas, que não façam uso de usinagens em baixo relevo, cantos arredondados ou entalhes, tais como: laterais, portas, prateleiras, divisórias, tampos retos ou pós-formados, frentes de gavetas retas, laterais, enfim, em partes verticais e horizontais sua utilização é sem restrições.

 

Esse tipo de painel de madeira é resultado de uma intensiva tecnologia de prensas contínuas, com modernos classificadores de partículas e complexos programas que controlam todo o processo, isso com a utilização de resinas e madeiras de florestas plantadas. Devido a sua forma de industrialização essas placas contam com superioridade de qualidade sobre os painéis de madeira aglomerada de antigamente.

 

Medium Density Fiberboard ou simplesmente MDF é o mais conhecido e nada mais é que uma placa de fibra de madeira de densidade média. O MDF se destaca devido a sua equivalência à madeira e as possibilidades de seus empregos. Os painéis além de homogêneos não contam com as fibras, o que facilita o corte em qualquer sentido. Veja abaixo as vantagens deste tipo de painel.

 

  • Aceita qualquer aplicação de revestimentos, como: pintura, impressão de papel impresso ou unicolores e lâminas de madeira.
  • A densidade da placa devido ao seu sistema de fibra possibilita a furação e uma ampla gama de acabamentos.
  • Não sofre variações com as mudanças de temperatura, além de serem muito resistentes.

 

Por suas qualidades, esse tipo de painel permite a criação de um designer mais arrojado, tornando os móveis e utensílios criados a partir dele, mais comercial. Por isso esse tipo de placa é indicado para casos que necessitem de usinagem de superfície ou topo, pois os resultados são mais positivos com este tipo de material.

 

Uma das grandes diferenças entre o MDF e o MDP é que, neste último são utilizadas partículas de madeira em camadas, no processo, as mais finas ficam na superfície quanto as mais grossas, no miolo do painel. No caso do MDF as partículas de madeira são aglutinadas. Outra semelhança entre essas placas é o processo de fabricação e a tecnologia empregada, com exceção da produção de partículas no MDP, (que é considerado o mais ecológico devido ao processo) e das fibras no MDF.

 

Já o Compensado é um painel de madeira industrializado que utiliza de lâminas de madeira coladas, cujo sentido das lâminas é alterados para dar mais resistência a peça. O Compensado é um dos primeiros painéis de madeira industrializados, as lâminas são coladas através de adesivos tipo fenol-formaldeído ou ureia-formaldeído, com a utilização da umidade e pressão.

 

http://www.zemad.com.br/diferenca-entre-mdp-mdf-e-compensado/

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.