Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Casa de madeira: ecológica e sem desperdícios
Casa de madeira: ecológica e sem desperdícios

http://www.maharajatech.com/image/w1.jpg

 

Tecnologia é ponto forte da Tecverde. Lucas B. Maceno, diretor da empresa, explica o wood frame , um dos sistemas construtivos mais utilizados no mundo em países como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Chile e Alemanha, entre outros. “No Brasil, a construção convencional teve pouco avanço nas últimas décadas. Foi a motivação para a Tecverde trazer um conceito inovador de construção, onde as grandes dificuldades encontradas no meio convencional, como custos e prazos incertos, comuns em um mercado dependente de mão-de-obra pouco qualificada e com baixos níveis de industrialização, acabam sendo eliminadas com o uso de wood frame .”

 

Segundo Maceno, a tecnologia empregada no País pela Tecverde foi “tropicalizada”, ou seja, adaptada às condições ambientais locais para atender as necessidades do brasileiro. “Nosso objetivo é dar ao usuário final, no mínimo, a mesma experiência de uma casa de alvenaria. Assim, por exemplo, é possível pendurar objetos e até mesmo gancho de rede em qualquer ponto das paredes, lavar as casas com água corrente e utilizar qualquer tipo de acabamento interno ou externo. Além de aspectos que determinam um grande avanço na qualidade do produto final e vantagens para o cliente, como a rapidez da obra, acreditamos que a sustentabilidade intrínseca em todo o sistema é fundamental para motivar o mercado da construção como sendo esta a tecnologia não apenas do futuro, mas do presente.”

 

A construção com baixa demanda de recursos naturais e energéticos concorre – na análise de Maceno – para a sustentabilidade. “Recursos hídricos são praticamente dispensados durante a construção da edificação. Para se construir uma parede de alvenaria, por exemplo, são utilizados 30 litros de água por metro quadrado, enquanto na construção a seco, como é o Sistema Tecverde, não se utiliza este insumo. As casas Tecverde são produzidas em um prazo até três vezes menor que o processo de construção tradicional, reduzindo os desperdícios em até 85% e as emissões de CO2 em até 80%. Os benefícios para o meio ambiente – e para o bolso – continuam depois da obra entregue, pois gera economia de 20% a 25% em energia, devido ao sistema térmico e acústico que oferece eficiência térmica duas vezes superior à de uma casa convencional. Ou seja, o resultado final é uma habitação que tem desempenho superior ao de uma convencional, com a mesma durabilidade, no mínimo, 50 anos e sem necessidade de manutenções especiais.”

 

Parceria – Nos aspectos de tratamento e acabamento, a Tecverde conta com a parceria da Montana Química S.A., empresa brasileira especializada em tecnologia para preservação de madeira. Segundo o diretor de relacionamento da Montana, Humberto Tufolo Netto, hoje o maior desafio é a busca de soluções habitacionais que atendam as diferentes classes socioeconômicas, de preferência com sistemas construtivos sustentáveis alternativos aos tradicionais. “Neste sentido, estamos entusiasmados com a evolução do sistema construtivo wood frame no Brasil. O princípio básico deste sistema envolve madeira de reflorestamento, que é um recurso renovável e de ciclo curto, aliado à tecnologia de tratamento preservativo industrial. Esta convergência tecnológica agrega valor à madeira como material construtivo e impulsiona projetos da Tecverde e de suas parcerias.”

 

O modelo desenvolvido pela Tecverde, contando com expertise tecnológica da Montana, é muito competitivo. Além de privilegiar o conforto, o sistema wood frame é totalmente industrializado, agilizando e dando racionalidade à obra. “Além de viabilizar construções bem mais rápidas na comparação com os métodos convencionais, o sistema construtivo da Tecverde foi ampliado e permite atender o mercado com unidades de um e de dois pavimentos”, afirma Humberto.

 

Na avaliação de Maceno, a parceria entre as duas empresas é das mais promissoras. “A Montana Química é líder de mercado no desenvolvimento de soluções para a preservação de madeira, atividade essencial para o sistema construtivo wood frame . Com sua participação conseguimos fomentar parceiros para a autoclave de madeira, formando assim o desenvolvimento na base da cadeia de madeira de floresta plantada preservada, atividade fundamental que permite a construção industrializada. Também investe conosco na abertura do mercado. Além disso, através da parceria estabelecida com a Montana para aferição da permeabilidade do tratamento químico, conseguimos validar novos fornecedores, garantindo qualidade e rastreabilidade do nosso produto.”

 

http://www.montana.com.br/Comunicacao/Noticias/Mais-noticias/Casa-de-madeira-ecologica-e-sem-desperdicios

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.