Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Madeira na arquitetura contemporânea
Madeira na arquitetura contemporânea

https://4ed.cc/photos/casa-ro-tapalpa-elias-rizo-arquitectos-1.jpg

 

A pressão global por soluções construtivas menos agressivas ao meio ambiente recolocou a madeira em posição de destaque em relação a materiais industrializados, amplamente explorados no século passado, os quais, pela plasticidade, leveza e ousadia permitidas à arquitetura, representaram uma forte ruptura com os padrões técnicos e estéticos até então vigentes. Esta é, em linhas gerais, a concepção da arquiteta Elaudia Dan, profissional integrada à equipe técnica responsável pela criação, divulgação e desenvolvimento contínuo do Sistema Construtivo Amaru Perfilado, resultado da parceria entre as empresas Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais Ltda. e Montana Química S.A.

 

“Como consequência da escassez da madeira de florestas nativas – prossegue Elaudia – e do desenvolvimento tecnológico dos nossos tempos, a madeira vem retomando território sob uma nova roupagem. É o produto originado em florestas plantadas, com espécies de rápido crescimento, que se firma em definitivo como matéria-prima para a construção civil. Ao contrário do método extrativista predatório, o atual modelo de cultivo florestal para fins comerciais se mostra sustentável tanto pelo aspecto de perenidade, como pelo baixo impacto ambiental da atividade e do produto, como nos atesta a Análise do Ciclo de Vida do material. Outra questão importante é que as técnicas de preservação de madeiras atualmente disponíveis conferem longevidade às originárias de reflorestamentos, constituindo solução que atribui a essas madeiras a capacidade de resistir a ataques biológicos.”

 

Segundo Elaudia, comparadas ao Brasil, regiões com mais tradição em construções com madeira, como países da Europa e da América do Norte, encontram-se muito à frente em volume de obras, tecnologia agregada e investimento em pesquisa e desenvolvimento de soluções construtivas. “Nesses países, a aplicação da madeira em construções já corresponde a processos plenamente industrializados, que funcionam com as etapas de projeto e fabricação integradas por ‘softwares ’ que permitem a usinagem mecânica da madeira, seja ela maciça ou laminada colada, de modo automatizado. O trabalho com elementos pré-fabricados representa uma extraordinária redução na geração de resíduos e no tempo de montagem. No caso brasileiro, empresas localizadas em São Paulo e nos estados da Região Sul demonstram maior avanço na assimilação, desenvolvimento e aplicação das técnicas contemporâneas de uso da madeira na arquitetura. Os perfis de Amaru constituem um produto muito alinhado com esses novos conceitos, pois habilita o emprego da madeira roliça em processos de produção industrializados, como é o caso da tecnologia wood frame .

 

http://www.montana.com.br/Comunicacao/Noticias/Madeira-na-arquitetura-contemporanea

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.