Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Madeira sob novo olhar
Madeira sob novo olhar

http://www.flaviense.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/1200x1200/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/t/e/teca-lisa-premium-detalhe.gif

 

Para a arquiteta e urbanista Elaudia Dan, da equipe técnica responsável pela criação e desenvolvimento contínuo do Sistema Construtivo Amaru Perfilado, resultado da parceria entre as empresas Plantar Empreendimentos e da Montana Química, a madeira já não precisa ser associada às ideias de rusticidade, robustez, limitações construtivas, execução artesanal e lenta. Diversos exemplos encontrados no exterior, e outros no Brasil, também permitem atribuir à madeira as características de plasticidade, leveza e ousadia tão valorizadas pela engenharia, pela arquitetura e pelos usuários das edificações.”

 

A desinformação que muitas vezes joga contra no mercado. Mas pode ser neutralizada pela difusão de boas práticas, como a moderna tecnologia de tratamento segundo normas técnicas nacionais, aliada a projetos arquitetônicos adequados. São fatores que contribuem para aumentar a confiabilidade da madeira tratada. “É certo que se encontra em estágio muito avançado e seguro a esfera tecnológica que envolve o cultivo de florestas comerciais, a preservação das madeiras nelas originadas e as soluções para projetos, fabricação e montagem de estruturas com esse material. Mas, apesar da crescente difusão verificada nos últimos anos, em função do apelo de sustentabilidade inerente ao uso da madeira na construção civil, o conhecimento necessário para projetar e construir com madeira, de maneira eficiente e eficaz, ainda está concentrado em um grupo não muito numeroso de profissionais. Também é certo que as ações para a reversão desse quadro vêm se intensificando e que o seu fortalecimento e continuidade passam pelas instituições de ensino de Engenharia e de Arquitetura, das quais se espera maior abordagem da madeira nos currículos e pesquisas. Também pelo lado do setor produtivo, que ainda tem muito espaço para se articular de modo mais contundente para reforçar a credibilidade e fazer frente ao marketing dos produtos concorrentes.”

 

Elaudia acredita que hoje o mercado e os formadores de opinião técnica estão mais esclarecidos, tanto em relação à qualidade da madeira como material construtivo, como ao seu aspecto ecológico, que diz respeito à sustentabilidade. “Em relação aos benefícios ecológicos associados ao uso da madeira na construção civil, o mercado e os formadores de opinião demonstram maior noção hoje do que há poucas décadas. Isso é muito importante porque estimula o estudo do material e faz crescer a sua aplicação em projetos. Neste sentido, uma conquista muito positiva para a madeira nos últimos tempos foi o surgimento de sistemas de certificação e de orientação ambiental para edificações, como a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que incentivam práticas sustentáveis na construção civil, encorajando o uso de materiais de baixo impacto ambiental e a redução de resíduos nas obras. Apesar desses avanços, ainda é preciso reconhecer a necessidade de aumentar a distribuição do conhecimento técnico sobre o material construtivo madeira, de modo a permitir que profissionais de projeto recorram ao material com maior frequência e explorem suas propriedades estruturais e estéticas com maior segurança.

 

http://www.montana.com.br/index.php/Comunicacao/Noticias/Madeira-sob-novo-olhar

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.