Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » É possível curvar a madeira?
É possível curvar a madeira?

 

Como curvar a madeira

Grande parte dos projetos com madeira exige tábuas retas, porém alguns mais particulares precisam que a madeira ganhe uma forma específica. Existem vários métodos para fazer isso, cada uma para uma necessidade diferente.

Materiais Necessários

 

  • Forma ou molde para a madeira;
  • Fonte de calor para gerar vapor;
  • Recipiente para aquecer a água na fonte de calor;
  • Água para ser aquecida;
  • Mangueira para passar o vapor do recipiente para a caixa de vapor;
  • Caixa de Vapor;
  • Luvas;
  • Madeira para curvar;
  • Cola;
  • Serra;
  • Serragem (opcional);
  • Lâminas de madeira (opcional);

 

Caixa de Vapor

 

  1. Crie a caixa: ela deve ser de madeira, e construída especificamente para isso. É necessário que tenha uma entrada para o vapor, e uma saída para que a pressão do ar não faça a caixa explodir. Deixe as saídas de vapor viradas para o chão. Isso fará com q a água escorra e não resfrie as peças.

  2. Crie o molde: é esse molde que dará forma à madeira, e ela ficara do jeito do molde quando secar. Muito provavelmente será necessário fixar a madeira utilizando alguns grampos. Eles podem ser comprados ou feitos com parafusos, que também são bastante eficazes. O molde se constitui de uma taboa de madeira com parafusos ou grampos que fixem a madeira na posição certa.

  3. Acione o vapor: coloque as madeiras na caixa, ligue a fonte de vapor e deixe o material vaporizando. Normalmente se usa uma hora de vaporização para cada 2,5 cm de espessura da madeira.

  4. Coloque no molde: após a vaporização, tire a madeira imediatamente da caixa de vapor e a coloque no molde. Alguns tipos de madeira são mais rígidos, por isso tenha cuidado para não quebrá-la. Após colocada no molde, prenda a madeira com os grampos ou parafusos.

 

Laminação

 

  1. Prepare a madeira: corte a madeira em tiras. É necessário que para esse método as tiras estejam maiores que o necessário pois curvar faz com que a madeira encurte. É importante também saber a ordem das madeiras. Para isso faça um traçado na parte de trás que ajude a identificar a ordem correta.

  2. Forre a forma: use uma fina camada de cortiça para forrar a forma. Isso ajuda a manter a madeira parada e disfarça irregularidades na parte serrada.

  3. Cola: aplique a cola na parte de cima de uma tira da madeira. Lembre-se de usar o tipo certo: experimente resina ureia-formaldeído com dois componentes, ela fica dura quando seca, mas isso leva um tempo. Você pode usar também epóx, que é bastante eficaz, mas é caro. Nesse tipo de processo não se pode usar cola de madeira, pois depois de um tempo ela amolece e não será capaz de suportar a pressão causada pela curva.

  4. Coloque a madeira na forma: ponha a madeira na forma com a curva que se deseja gerar e adicione outra tira com cola. Intercale uma tira de cola e uma fatia de madeira e repita o processo até que a madeira atinja a espessura desejada. Prenda com os grampos e só corte o material quando a cola secar totalmente.

 

Sulcos

 

  1. Prepare a madeira: corte sulcos de 2/3 da espessura da madeira. Eles ficarão na parte interna da curva e ajudaram a enfraquecer a madeira para que ela se curve. É indicado que eles não sejam profundos, para evitar que a madeira se rompa. Deixe os sulcos numa distância uniforme (cerca de 1,2 cm de distância um dos outros). Corte a madeira no sentido contrário aos veios. Caso você siga os nós da madeira a chance de quebrar a peça é maior.

  2. Crie a curva: comprima as pontas da madeira para criar uma dobra. As lacunas criadas pelos cortes ficarão para dentro e são eles que vão permitir que a madeira se dobre sem quebrar. Passe cola na parte interna da dobra para unir os sulcos e fazer com que a madeira fique naquela posição.

  3. Lamine a madeira: use uma lâmina de madeira para fixar a curva e também para esconder qualquer falha gerada pelo corte.  Para esconder os sulcos, caso a parte interna da curva fique aparente, misture um pouco de serragem e cola para preencher as imperfeições.

 

Dicas extras

 

  • Nos três métodos a madeira retrocede um pouco após ser retirada do molde. Por esse motivo faça uma curva mais fechada para que no produto final a curva saia como desejado. Exagere um pouco diminuindo o ângulo para que ele fique certo depois de tirar da forma.

  • É possível dobrar também metais usando a técnica de sulcos.

 

http://www.zemad.com.br/e-possivel-curvar-a-madeira/

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.