Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Como lidar com madeira empenada
Como lidar com madeira empenada

http://www.wetcanvas.com/Community/images/30-Jun-2012/214872-warped_wood.jpg

É comum vermos uma madeira empenada e a descartarmos para qualquer tipo de uso, afinal de contas, para que utilizar uma madeira torta? Com certeza a utilização de uma peça assim só traria deformidade ao trabalho e um trabalho mal feito significa dinheiro e tempo jogado fora.

No entanto, antes de descartar a madeira empenada, saiba que é possível reutilizá-la desde que o processo de desenpenamento seja iniciado. Não é necessário nenhuma máquina e nenhum tipo de produto especial, tudo que você precisa é observar os passos abaixo e mãos à obra.

 

Passo a passo para desempenar madeira

 

Primeiro: pegue a madeira empenada e leve-a para um lugar onde não possa receber uma chuva inesperada, de preferência para um lugar quente e ao sol.

 

Segundo: Molhe bem o gramado com mangueira, de preferência uma parte que será ensolarada durante a maior parte do dia e maior do que a madeira em questão. Não deixe água parada.

 

Terceiro: Depois de bem molhado, pegue a madeira e coloque com a parte côncava para baixo, formando um U invertido, se estiver muito empenada, somente as pontas da madeira tocarão o chão.

 

Quarto: Quando começar a anoitecer, remova a madeira do local e guarde-a em um lugar seco e longe de qualquer umidade.

 

Quinto: Esfregue a madeira com um pano ou toalha e observe se o problema foi corrigido, caso não, um segundo processo é indicado.

 

Sexto: Pegue a madeira e coloque na mesma posição que foi colocada no gramado, esse piso deve ser nivelado e estar seco.

 

Este processo pode ser repetido diversas vezes e não é recomendado que nenhum peso seja colocado sobre a madeira, o importante é que as fibras retornem para seu estado anterior naturalmente.

 

Como evitar empenamento

 

Para evitar que o empenamento ocorra, é importante manter as peças de madeira longe da umidade excessiva, pois o material aumenta e diminui de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar, absorvendo o liberando água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo. Isso é chamado de higroscopia.

http://www.zemad.com.br/como-lidar-com-madeira-empenada/

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.