Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » Esquadrias de madeira
Esquadrias de madeira

http://plascondiy.co.za/wp-content/uploads/2012/11/Restoring-Wooden-Window-Frames1.jpg

 

O uso das esquadrias de madeira personaliza e valoriza a obra e também ajuda a marcar o estilo em residências. Para se obter um bom resultado, o importante é sempre usar madeira de boa qualidade.
 
Entre as vantagens de seu uso, estão a durabilidade, a beleza natural, a variedade das cores, o isolamento termo-acústico, maiores opções de escolha de modelos, além da criação de projetos únicos.

Entre as desvantagens, está, principalmente, a necessidade de manutenção de pintura. Mesmo os acabamentos incolores apresentam durabilidade limitada, portanto, a manutenção deve ser realizada de tempos em tempos.

Outra característica que deve ser levada em conta na hora da escolha da madeira para as esquadrias, é o fator umidade. A madeira absorve e perde água em um processo contínuo de expansão e contração, e isso deve ser previsto na instalação para evitar rachaduras, empenamentos e microfissuras.

Por último, as esquadrias de madeira precisam ser protegidas de fungos, cupins e brocas, para evitar que fiquem podres. Para evitar problemas, é recomendável a utilização de produtos hiporrepelentes, com ação fungicida. 
Os cuidados dependem do local que será instalada, se o ambiente é interno, é normal a sua durabilidade ser maior, já externamente, é preciso ter mais cuidado.


As espécies mais procuradas para confecção de esquadrias são:

• Garabeira e angelim: é pesada e dura. Alguns profissionais do ramo não as recomendam, pois dizem que as duas entortam e não são resistentes a cupins. Mas são as que têm o preço mais baixo;

• Mogno, cerejeira e cedro-rosa: são as mais leves e nobres e possuem o preço mais alto;

• Freijó: são bem resistentes, tem uma cor parda escura com veios pretos;

• Pinho: usado para esquadrias externas, é bem resistente e tem um leve perfume. É branco avermelhado;

• Louro freijó: a única madeira que não tem nenhuma restrição entre os profissionais do ramo, mas é o produto mais caro, por existir pouca oferta da madeira;

• Louro-amazonense, vermelho e cedro vermelho: as recomendações são positivas;

• Itaúba: madeira com certa maciez que tem qualidade inquestionável. O único problema é que fica escura com facilidade, o acaba impedindo pintar as esquadrias com cores claras;

• Ipê: só é recomendado para os marcos, devido ao seu peso.
 
Quando as esquadrias são feitas artesanalmente ou  escolhidas entre modelos especiais, chegam a ter um valor cerca de 30% superior às de alumínio. Já os modelos industrializados, se equiparam em termos de valores.

Na hora da escolha, pense também no tipo de ferragem, qualidade de roldanas, trilhos, vedação e procure saber sobre a colocação de borrachas para evitar impacto.

Busque a procedência e idoneidade do fabricante, suas condições de garantia e principalmente o tratamento preventivo empregado. Consulte um profissional da área para ter orientação sobre a instalação e conservação.

Abaixo listamos algumas dicas para conservar esquadrias de madeira:

• Não deixar bater as portas e janelas. Isto causa trincas na madeira e na pintura, e acaba danificando a fechadura e ferragens;

• Não aplique produtos abrasivos nas fechaduras e ferragens. Use flanela para limpeza;

• Lubrifique periodicamente as dobradiças e fechaduras com uma pequena quantidade de grafite em pó, isso manterá o seu funcionamento sempre perfeito. Utilize óleos lubrificantes, somente nos rolamentos das roldanas;

• Mantenha sempre protegida sua esquadria, com vernizes e tintas de boa qualidade, para que tenham uma longa vida útil.

 

http://www.momentum.com.br/como-construir/dicas-de-decoracao/esquadrias-de-madeira.fss

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.