Televendas: (48) 3237-4022 / 3237-3315

(48) 3237-4022 / 3237-3315

vendas@grupotropical.net

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Tropical » 5 dicas para escolher portas para a casa
5 dicas para escolher portas para a casa

http://www.hyperpaint.co.za/wp-content/uploads/2016/03/Wooden-Floors.jpg

 

Ao se construir uma casa ou investir em um projeto de reforma para renovar o imóvel, é preciso ser criterioso também na escolha das portas, afinal, esses elementos precisam unir beleza, funcionalidade, durabilidade e praticidade na manutenção. Por essas e outras é que cada ambiente requer uma decisão bem planejada. E para ajudá-lo a fazer as melhores opções na hora de comprar portas novas para seu imóvel preparamos um pequeno guia com dicas para escolher o modelo ideal. Então fique de olho:


Conheça os tipos de abertura de porta

 

Para fazer a melhor escolha, é preciso, antes de qualquer outra coisa, conhecer os tipos de porta disponíveis no mercado. Veja a seguir os principais modelos e evite confusões na hora da compra:

 

De abrir: a porta de abrir é a mais tradicional, aquela que funciona por meio de dobradiças e oferece boa vedação, possibilitando isolamento térmico e acústico.


Pivotante: o modelo pivotante funciona de um jeito parecido com a porta tradicional, mas suas ferragens são diferentes. Em vez de dobradiças convencionais, o que temos

 

aqui são pivôs. A estética é interessante, pois a porta gira em torno do próprio eixo, já no quesito vedação deixa a desejar.

 

De correr: as portas de correr são excelentes para otimizar o espaço ou dividir dois ambientes, mas os desempenhos térmico e acústico não são tão bons quanto os da porta de abrir tradicionalmente.

 

Saiba que elementos as portas devem ter

 

De modo geral, as portas são compostas por folha, guarnição, batentes e maçaneta. E ao contrário do que muitos pensam, a folha não é a porta propriamente dita. Trata-se da chapa responsável pela vedação da parede ao se fechar a porta. Os batentes são perfis retangulares, comumente de metal ou madeira, que possibilitam a fixação das folhas. A guarnição esconde o rejuntamento entre a alvenaria e o material do batente, enquanto a maçaneta é responsável pelo trancamento e pela abertura. Juntamente com o trinco e as dobradiças, a maçaneta garante o adequado funcionamento da porta.


Leve em consideração o tamanho da porta

 

O tamanho padrão de portas residenciais de entrada varia entre 2 e 2,15 metros de altura por 80 centímetros de largura. Já as portas internas podem ter 70 centímetros de largura, mas se houver cadeirantes entre os moradores, mantenha os 80 centímetros. As portas de 60 centímetros, por sua vez, só são indicadas para armários. Quanto à espessura, o ideal é investir em portas de 3,5 centímetros.

 

Escolha de acordo com ambiente e finalidade

 

As portas devem ser escolhidas com base no ambiente onde serão colocadas. Na entrada, por exemplo, o mais indicado é apostar em portas de madeira maciça, que são mais resistentes e seguras. Esse tipo de porta suporta bem a ação de vento, sol e chuva. Além disso, a madeira é um material bem versátil, que combina com diferentes estilos de decoração. Já as portas internas podem ser mais leves e semiocas, mas não é por isso que se deve descuidar de sua aparência! Nesse caso, frisos e apliques são bem-vindos, pois agregam valor decorativo à residência.


Considere a qualidade do material usado

 

Atualmente existem portas de diferentes tipos de materiais no mercado. As mais usadas são as portas de madeira, alumínio, aço e PVC. Confira as vantagens de cada uma dessas matérias-primas:

 

Madeira: oferece beleza estética e elegância, além de assegurar um bom isolamento acústico e térmico.

 

Aço: as portas de aço são duráveis e de fácil manutenção, mas costumam ser um pouquinho mais caras e normalmente precisam ser encomendadas.

 

Alumínio: as portas de alumínio são modernas, duráveis e a manutenção é simples, já que não enferrujam — vale ressaltar que os modelos no estilo veneziana estão dentre os mais procurados.

 

PVC: o PVC é menos sofisticado, mas também é versátil e durável, sendo um bom isolante acústico e térmico, além de não oxidar.

 

https://blog.casashow.com.br/5-dicas-para-escolher-portas-para-a-casa/

 

| Principal | Quem Somos | Blog Tropical | Mapa do Site | Sistema Clientes

Madeireira Litoral Tropical © 2014 - 2018. CNPJ: 08.793.763/0001-49

Rodovia SC 405, 2954, Rio Tavares, Florianópolis. Fones: (48) 3237-4022 / 3237-3315

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.